Segundo a colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, a novela “Força de um Desejo” (1999) deve substituir “Alma Gêmea” em outubro, no Viva. A trama já esteve anteriormente cogitada para reexibição, mas a ideia não vingou e a emissora optou por uma nova transmissão de “A Viagem” (1994).
Belíssima reconstituição de época, “Força de um Desejo” leva assinatura de Alcides Nogueira e Gilberto Braga, morto em 2021. Seria uma grata homenagem ao dramaturgo. Apesar da baixa audiência, o folhetim foi muito bem recebido pela crítica e ganhou até mesmo uma reexibição em 2005, no “Vale a Pena Ver de Novo”. Para o martelo ser batido, faltam alguns ajustes com direitos autorais.
A novela, de época, se passa no século XIX e narra a história de amor da cortesã Ester (Malu Mader) e do bon vivant Inácio (Fábio Assunção).
Os dois apaixonados são separados pelas armações da megavilã Idalina (Nathalia Timberg, em elogiada atuação), avó do rapaz. Mais tarde, Ester surge na fazenda de Inácio casada com seu pai, o barão Henrique Sobral (Reginaldo Faria). Os misteriosos assassinatos do patriarca e de sua primeira esposa, Helena (Sônia Braga), agitam a narrativa.
Discussão sobre este post