Todo o sofrimento de Guta (Julia Dalavia) para esquecer Marcelo (Lucas Leto) não adiantou de nada em Pantanal. Nos próximos capítulos, a mocinha e o suposto meio-irmão se encontram novamente e a paixão que sentem um pelo outro volta a reascender.
Isso acontece quando Tenório (Murilo Benício) resolve aboletar sua segunda família na fazenda do Mato Grosso do Sul, onde vive sua esposa Maria Bruaca (Isabel Teixeira). A reaproximação de Guta e Marcelo se torna inevitável, mesmo diante do tabu de incesto.
Vencidos pelo sentimento que os unem, os jovens começam a engatar um romance escondido de todo mundo. No entanto, a situação fica dramática quando a engenheira descobre que está grávida e se desespera.
“Talvez o melhor seja eu ir embora. Para ter o nosso filho longe daqui”, cogita Guta, temendo o escândalo. “E nós vamos fazer o que depois? Vamos criar essa criança de que jeito? A mentira, mais cedo ou mais tarde, cobra o seu preço”, retruca Marcelo.
Ao perceber a agonia dos namorados, Zuleica (Aline Borges) resolve abrir o jogo e revelar que o primogênito não é filho de Tenório e, portanto, eles não são irmãos. Inicialmente, ela conta o segredo apenas para os dois na novela das nove.
Quem fica com a sela de prata?
Em Pantanal, José Leôncio (Marcos Palmeiras) fomentou ainda mais a rivalidade entre seus filhos ao criar uma competição pela sela de prata de seu pai. “Esta sela, que foi do maior peão que conheci em toda minha vida, vai ficar com aquele que vencer os outros dois numa raia”, anunciou o fazendeiro.
Enquanto Tadeu (José Loreto) e José Lucas (Irandhir Santos) ficaram animados com o desafio, Jove (Jesuita Barbosa) vem treinando com Trindade (Gabriel Sater) para alcançar o nível dos irmãos. José Leôncio assegurou que o primeiro filho que mostrar competência assumirá a sua fazenda no Pantanal.
No fim, Tadeu é quem fica com a sela de prata, se a novela seguir o mesmo enredo da obra original de 1990. No entanto, ele não vence a corrida, que acaba nem acontecendo de fato. Jove e José Lucas resolvem ceder o prêmio ao irmão, por consideraram que o peão criado na fazenda é quem realmente o merece.
José Leôncio não gosta muito da resolução dada ao desafio, mas termina por aceitar a decisão dos filhos. Isso acontece antes de Tadeu descobrir que não tem o sangue do protagonista. Quando o segredo de Filó vem à tona, o rapaz se revolta e chega a fugir de casa.
Convencido pelo Velho do Rio (Osmar Prado), o peão dá meia-volta e se entende com José Leôncio, que no fundo sempre soube a verdade. Reconhecido como filho do pecuarista, Tadeu herda a fazenda e os negócios dele junto com os irmãos.
Lembrando que esses desdobramentos aconteceram na história vista na extinta Rede Manchete e podem ser alterados no remake da Globo. Todavia, o autor Bruno Luperi vem mantendo a mesma linha narrativa da trama original em sua adaptação.
Discussão sobre este post