Em Terra e Paixão, Hélio (Rafael Vitti) demonstra sua lealdade inabalável a Petra (Debora Ozório), mesmo após ser atingido por um tiro. O engenheiro sente empatia pela jovem, que surta ao acreditar ter visto o homem que a abusou sexualmente na infância. Com a cabeça a milhão, ela pega a arma de seu pai e dispara sem rumo, acertando acidentalmente o pé do mauricinho.
Nesta sexta (22), Hélio precisa prestar esclarecimentos a Marino (Leandro Lima) sobre o que ocorreu. No entanto, ele decide mentir para o delegado, alegando que feriu a si próprio enquanto admirava a coleção de armas de Antônio (Tony Ramos).
“O doutor Antônio tinha algumas armas sobre a mesa do escritório… Eu peguei uma delas, não sabia que estava carregada. Eu brinquei de atirar e… Acabei acertando, sem querer, no meu próprio pé… A verdade, delegado, é que tudo não passou de um acidente. Fui eu que fiz a burrada de mexer na arma e atirar no próprio pé.”
O depoimento protege Petra de qualquer implicação legal. O personagem de Tony Ramos se emociona com a atitude de Hélio. Ele até permite que o candidato a genro visite a filha assim que receber alta do hospital. “Ele fez isso? Assumiu a culpa que não teve?”, pergunta Irene (Gloria Pires) ao marido, admirada.
“Foi. Em troca, pediu para vir aqui visitar a Petra… E eu não tinha como não concordar”, diz Antônio. A vilã, então, lembra que a herdeira é casada com Luigi (Rainer Cadete), mas acaba levando um corte do fazendeiro. “Não importa! O rapaz vem, o italiano queira ou não queira. Eu só estou preocupado com a Petra!”, afirma ele.
Ferido sem gravidade, Hélio logo é liberado pelos médicos.
Sexta, 22/9
Angelina diz a Caio que Petra estava instável e acabou atirando sem querer no pé de Hélio. Marino diz a Lucinda que ele não merece o amor da gerente da cooperativa, por conta dos erros que cometeu.
Ademir pede a Agatha para cuidar de Rosa enquanto ele vai atrás da Flor. Hélio sustenta a história de Antônio e conta a Marino que o tiro foi um acidente, e que a arma disparou sem querer, por ele mesmo. Petra pede desculpas a Hélio. Aline aceita ser sócia de Vinícius.