O homem que abusou de Petra (Debora Ozório) na infância entra em cena em Terra e Paixão nesta quinta (14). Trata-se de Dirceu (Eriberto Leão), que vem a ser irmão de Irene (Gloria Pires). A chegada do sujeito em Nova Primavera faz com que a agrônoma reviva o pesadelo sofrido no passado.
Antes de ficar cara a cara com o pedófilo outra vez, Petra tem um sonho revelador e se lembra do rosto dele. Entretanto, como já surtou achando que o tarado era o pai de Franco (Gil Coelho), ela fica confusa por acreditar que sua memória está lhe pregando outra peça. Por isso mesmo, a jovem contém a crise de pânico ao se deparar com Dirceu na sua frente.
Em confusão mental, Petra se encolhe toda para não ser abraçada pelo tio, o que deixa Luigi (Rainer Cadete) desconfiado de que há algo errado. Ela, então, se abre com o italiano e evita qualquer aproximação com o abusador. Ele, por sua vez, insiste em cercá-la. Em um momento, Dirceu entra sem ser convidado no quarto da moça, que não consegue fechar a porta a tempo para impedi-lo.
“O que aconteceu? Por que tá agindo dessa maneira fria comigo? Nós sempre fomos tão amigos no passado. Sou eu, o tio Dirceu, que você adorava”, diz o cafajeste. Petra acha melhor não confrontá-lo e limita-se a mencionar que passou por problemas recentes.
Dirceu comenta que soube através de Irene que a jovem enfrentou decepções e oferece seu apoio: “Não precisa ter medo de mim. Me dá um abraço. Minha sobrinha querida… Eu só quero o seu bem, nada além disso… Eu não fiz nada pra você ficar assim, fria, distante… Vem, dá cá um abraço”. Uma expressão de horror se forma no rosto de Petra e, nesse instante, Luigi entra no quarto questionando o que está acontecendo.
Cínico, o personagem de Eriberto Leão responde: “Você nem imagina como eu gosto dessa menina, Luigi. Nós éramos grandes amigos. Eu levava a Petra na escola, ia buscar. A gente ia passear no rio. Até ensinei a Petra a nadar. Lembra disso, Petra?”. Com esse gatilho, a filha de Antônio (Tony Ramos) tem uma lembrança clara do terrível trauma do passado, arregala os olhos e congela. Ela tem finalmente certeza que o tio era seu algoz.