Irene (Gloria Pires) não admite que Petra (Débora Ozório) desfaça seu casamento e se separe de Luigi (Rainer Cadete) em Terra e Paixão. Para impedir que isso aconteça, a megera é capaz de provocar um surto na mente da própria filha ao fazê-la flagrar Hélio (Rafael Vitti) na cama com outra mulher.
Numa primeira jogada para detonar o romance dos jovens, Irene oferece dinheiro para o engenheiro se afastar de Petra e ir embora da cidade sem olhar para trás. Ele, porém, não aceita se vender e discute com a víbora, que aproveita a oportunidade para roubar a chave do quarto do rapaz. A cena vai ao ar dia 6 de outubro.
Mais tarde, Irene resolve pagar Graciara (Natália Dal Molin) para forjar um flagrante de traição. Ao ser avisada que Petra está indo para a pousada, a prostituta entra discretamente no quarto de Hélio, tira toda a roupa e deita na cama. Quando sai do banho enrolado numa toalha, o personagem de Rafael Vitti toma um susto e tenta expulsar a intrusa, mas ela avança para cima dele com beijos e cócegas.
Petra, que não demora a chegar, ouve de longe as gargalhadas incontroláveis de Hélio. Ela fica boquiaberta ao ver o amado, quase pelado, na cama com Graciara, aos risos. O bonitão tenta explicar o que aconteceu, mas a agrônoma não quer ouvir nada.
Atordoada e desiludida, a herdeira de Antônio (Tony Ramos) sai correndo, sendo seguida por Hélio. Na rua, ela pega uma barra de ferro e destrói o carro do rapaz, o que deixa todo mundo chocado. Irene aparece em seguida e leva a filha para casa, onde Laurita (Bruna Aiiso) é chamada para medicá-la. Depois, a psiquiatra avisa que, se Petra continuar com os surtos, precisará ser internada.
VEJA: Resumo dos capítulos de Terra e Paixão