Irene (Gloria Pires) não admite que Petra (Débora Ozório) desfaça seu casamento e se separe de Luigi (Rainer Cadete) em Terra e Paixão. Para impedir que isso aconteça, a megera é capaz de provocar um surto na mente da própria filha ao fazê-la flagrar Hélio (Rafael Vitti) na cama com outra mulher.

Numa primeira jogada para detonar o romance dos jovens, Irene oferece dinheiro para o engenheiro se afastar de Petra e ir embora da cidade sem olhar para trás. Ele, porém, não aceita se vender e discute com a víbora, que aproveita a oportunidade para roubar a chave do quarto do rapaz. A cena vai ao ar dia 6 de outubro.
Mais tarde, Irene resolve pagar Graciara (Natália Dal Molin) para forjar um flagrante de traição. Ao ser avisada que Petra está indo para a pousada, a prostituta entra discretamente no quarto de Hélio, tira toda a roupa e deita na cama. Quando sai do banho enrolado numa toalha, o personagem de Rafael Vitti toma um susto e tenta expulsar a intrusa, mas ela avança para cima dele com beijos e cócegas.
Petra, que não demora a chegar, ouve de longe as gargalhadas incontroláveis de Hélio. Ela fica boquiaberta ao ver o amado, quase pelado, na cama com Graciara, aos risos. O bonitão tenta explicar o que aconteceu, mas a agrônoma não quer ouvir nada.
“Você me enganou! Me magoou! Eu não quero te ouvir nem te ver! Sai! Sai! Eu sei por que você fez isso! Você está com outra porque não consigo fazer sexo com você!”, berra Petra.
Atordoada e desiludida, a herdeira de Antônio (Tony Ramos) sai correndo, sendo seguida por Hélio. Na rua, ela pega uma barra de ferro e destrói o carro do rapaz, o que deixa todo mundo chocado. Irene aparece em seguida e leva a filha para casa, onde Laurita (Bruna Aiiso) é chamada para medicá-la. Depois, a psiquiatra avisa que, se Petra continuar com os surtos, precisará ser internada.
VEJA: Resumo dos capítulos de Terra e Paixão