Sem acreditar no arrependimento de Agatha (Eliane Giardini), Jonatas (Paulo Lessa) tenta abrir os olhos de Caio (Cauã Reymond) em Terra e Paixão. No entanto, a conversa entre os meio-irmãos não termina bem. O protagonista não tem dúvidas da boa índole da mãe e acaba expulsando o agricultor de sua casa.
Nesta sexta (25), depois de se recusar a perdoar a ex-presidiária, que o abandonou ainda recém-nascido, Jonatas aparece na porta de Caio. “Tô estranhando… O que é que você veio fazer aqui? Se veio pra brigar, já vou logo avisando que não quero mais confusão”, avisa o namorado de Aline (Barbara Reis).
“Vim falar uma coisa que eu acho que você não sabe. Caio… Você e eu… Nós dois… Nós somos irmãos. Eu vou te explicar. Acabo de receber a visita dessa tal de Agatha. Aquela lá que todo mundo achava que tinha morrido. Ela contou que é sua mãe. Ela chegou lá na minha casa contando essa história. Que é sua mãe… E disse que é minha mãe também”, conta o filho de Gentil (Flávio Bauraqui).
Caio fica chocado com a novidade e sente que algo está errado. “Meu pai disse que teve um namoro com sua mãe. A Agatha abandonou ele pra se casar com o doutor Antônio [Tony Ramos]. Mas eu não fazia ideia que ela tinha tido um filho antes. E que esse filho era eu… Eu sou seu irmão”, explica Jonatas, deixando o personagem de Cauã Reymond emocionado:
“E esse tempo todo, a gente convivendo, até brigando, sem saber que tinha a mesma mãe. Eu ganhei um irmão… Você, Jonatas! Dá cá um abraço, meu irmão.”
Os irmãos se abraçam, um pouco sem jeito. Mas a conversa acaba azedando quando Caio menciona a sorte deles por terem uma mãe tão amorosa. “Você não vê o que essa mulher fez? Abandonou meu pai, deixou o filho pra ele criar sozinho. Depois, casou-se com o doutor Antônio, apaixonou-se de novo por outro e aí deixou também você? E ainda fingiu que tava morta? Que tipo de gente faz o que ela fez?”, pergunta Jonatas.
O herdeiro de Antônio retruca que não sabe se isso tudo realmente aconteceu e o agricultor esbraveja: “Pilantra! Quem faz isso é pilantra! Essa mulher ainda matou o sujeito com quem ela tava e foi presa”. Caio, então, sai em defesa de Agatha, assegurando que ela não matou ninguém e forjou sua morte apenas para fugir de seu pai. Jonatas, por sua vez, dispara que a mãe abandonou os dois filhos, o que não tem justificativa.
“Se você prefere aceitar a fantasia que ela inventou, eu não posso fazer nada. Essa mulher não é quem você pensa. A Agatha é uma impostora, tá na cara! E se eu fosse você, tomava cuidado com ela.”
Nesse instante, Caio explode e expulsa-o: “Chega! Tô perdendo a paciência com você, e desse jeito vai dar ruim… Então vai, Jonatas, vai embora! Te agradeço a notícia, fiquei feliz em saber que é meu irmão, mas não vou deixar que fale mal da nossa mãe. Fim de papo, e vai pela sombra”.
Veja também | Resumo dos capítulos de Terra e Paixão