Em Terra e Paixão, Lucinda (Débora Falabella) não aceita a ideia de perder Marino (Leandro Lima) e decide agir em cima da hora para impedir que ele vá embora de Nova Primavera. Com crise de consciência, o delegado colocou na cabeça que precisa se afastar da dona da pousada, pois ela merece um homem melhor. Ela, porém, não quer viver longe do bonitão.
Nesta quarta (4), quando Marino a procura para se despedir, Lucinda se recusa a abrir a porta e, depois, explica para Anely (Tatá Werneck) o porquê de ter feito isso: “Como eu ia dizer adeus pro homem que eu amo? Sabendo que ele tá indo embora pra ficar longe de mim?”. Apaixonada, ela diz que não se importa com os malfeitos que ele possa ter cometido no passado, pois o que interessa é dali em diante. “O que passou, passou”, pontua.
Nisso, a stripper aconselha a irmã a ir atrás de Marino para falar exatamente o que lhe disse. Com o rosto inchado de tanto de chorar, Lucinda hesita por um momento, mas resolve lutar pelo amor de sua vida. Levanta da cama e sai dali do jeito que está, correndo para a delegacia. Ao chegar, ela quase arromba a porta da sala e, sem olhar para o lado, começa a implorar para o policial não partir.
O personagem de Leandro Lima se emociona com as palavras da amada, que continua com o apelo: “Se você for embora, eu vou sofrer tanto… Eu te amo demais e eu sei que você também me ama. Vai ser uma burrice deixar esse amor de lado por causa do medo, por causa do passado! Fica, Marino! Por favor. Não tenta prever o futuro. Vamos descobrir como ele vai ser, juntos!”.
Nesse momento, Marino toma Lucinda em seus braços e a beija. Todos os funcionários aplaudem. A mãe de Cristian (Felipe Melquiades) fica envergonhada ao perceber que a sala estava cheia o tempo todo. Então, o delegado puxa a morena num canto e a pede em namoro, decidido a permanecer na cidade.
O romance, no entanto, precisa superar um revés pela frente. Mais tarde, Marino acaba confessando por vontade própria que é o pai do filho de Graça (Agatha Moreira). Lucinda, que já havia suspeitado disso, fica abalada com a revelação do segredo.
Quarta, 4/10
Antônio reage quando Agatha sugere que ambos deixem de se encontrar, e promete a ex-mulher resolver seu caso com Irene. Lucinda se esconde no quarto, para não se despedir de Marino. Caio conclui que Vinícius e Irene são cúmplices. Rodrigo avisa a Aline e Caio que pedirá a cassação da liminar, alegando que deram um golpe em Aline.
Kelvin se despede de Ramiro. Lucinda vai até a delegacia pede para Marino não ir embora, se declarando a ele. Ramiro impede que Kelvin viaje com Odilon e Caca. Irene presenteia Antônio com a escritura das terras que eram de Aline. Aline entra na casa de Antônio enfurecida e promete acabar com o império dos La Selva.