Não tem para ninguém: o Brasil dá aula quando o assunto é telenovela. A produção de nossas tramas é referência em todo mundo em razão de sua alta qualidade, e é por isso que as histórias globais que nos emocionam e nos divertem também são acompanhadas por muitas outras nações. Confira, abaixo, as 10 novelas mais vendidas da Globo.
1 – Avenida Brasil
Não poderia ser diferente: considerada como possivelmente o maior sucesso de todos os tempos, Avenida Brasil (2012) também lidera o ranking das 10 novelas mais vendidas da Globo. Dos 193 países existentes no planeta, 148 já puderam acompanhar a eletrizante saga de vingança da cozinheira Nina (Débora Falabella) contra sua pérfida ex-madrasta, a ambiciosa Carminha (Adriana Esteves). São muitas as cenas que marcaram o folhetim, como:
- O momento em que Nina é enterrada viva por Carminha;
- O início da vingança da justiceira, que humilha a vilã e solta o bordão: ‘me serve, vadia’;
- O capítulo em que Carminha é desmascarada e expulsa da mansão de Tufão (Murilo Benício);
- A sequência de tirar o fôlego do assassinato de Max (Marcello Novaes).
2 – Totalmente Demais
A novela Totalmente Demais (2015) é aquele clássico conto de fadas que todo mundo adora. A ‘gata borralheira’ Eliza (Marina Ruy Barbosa) é uma humilde vendedora de flores que encanta o empresário Arthur (Fábio Assunção) e acaba fazendo sucesso como modelo da revista feminina que dá nome à trama. O apaixonante folhetim já foi transmitido para 135 países, e marcou recordes de audiência em suas duas exibições no horário das 19h.
3 – A Vida da Gente
Drama familiar de qualidade é o que conceitua a história de A Vida da Gente (2011), trama que gira em torno das irmãs Ana (Fernanda Vasconcellos) e Manuela (Marjorie Estiano). Enquanto a primeira passa cinco anos em estado de coma por um acidente de carro, a segunda acaba criando sua filha e se casando com seu namorado, Rodrigo (Rafael Cardoso).
Uma das sequências mais marcantes da trama de Lícia Manzo é o embate das irmãs e até então melhores amigas na reta final da história, que figura o terceiro lugar no ranking de 10 novelas mais vendidas da Globo. A novela das 18h já passou por 132 países diferentes.
4 – Caminho das Índias
Primeiro folhetim brasileiro a conquistar a estatueta de Emmy Internacional de Melhor Telenovela, Caminho das Índias (2009) é uma romântica e inesquecível história de amor, que começa à partir do romance proibido entre os indianos Maya (Juliana Paes) e Bahuan (Márcio Garcia). A mocinha é obrigada pela família a se casar com Raj (Rodrigo Lombardi) e acaba se apaixonando de verdade pelo novo marido, mas precisa esconder que espera um filho de Bahuan.
As cores vibrantes, as danças e os bordões que marcaram a história de Glória Perez, atualmente em cartaz no Canal Viva, já puderam ser conferidas por 117 nações.
5 – Da Cor do Pecado
É claro que a trama das 19h de maior audiência do século 21 não poderia ficar de fora da lista de 10 novelas mais vendidas da Globo. Da Cor do Pecado (2004) trouxe Taís Araújo como Preta, a primeira protagonista negra de um folhetim contemporâneo e urbano na TV brasileira. A mocinha vive um romance com o milionário Paco Lambertini (Reynaldo Gianecchini), atrapalhado pelo abismo social e pelas tramoias da ardilosa Bárbara (Giovanna Antonelli).
Os divertidos personagens da história de João Emanuel Carneiro, como a família de lutadores de luta livre Sardinha, puderam arrancar gargalhadas de espectadores em cerca de 107 países.
6 – O Clone
Considerada por muitos como a melhor novela de Glória Perez, O Clone (2001) foi reexibida recentemente pelo Vale a Pena Ver de Novo. A inesquecível saga de amor da marroquina Jade (Giovanna Antonelli) com o brasileiro Lucas (Murilo Benício), marcada por abordagem de temas polêmicos, como clonagem humana e dependência química, já foi comercializada para 107 países.
7 – Insensato Coração
O falecido dramaturgo Gilberto Braga já declarou, em entrevista, que sua melhor novela é Insensato Coração (2011). Embora este folhetim não tenha tido tanta repercussão quanto outras obras do escritor, a história de vingança da apaixonada e controversa Norma (Glória Pires) já pôde ser acompanhada por 100 países.
Além da brilhante atuação de Glória como uma enfermeira simples que é presa, enganada e se torna uma fria e implacável assassina, o folhetim abordou temas sociais muito importantes, como o combate à homofobia, e trouxe uma galeria de personagens marcantes, como a periguete Natalie Lamour (Deborah Secco) e o inescrupuloso Léo (Gabriel Braga Nunes).
8 – Passione
Curiosamente, a oitava posição do ranking de 10 novelas mais vendidas da Globo é ocupada pela antecessora de Insensato Coração no horário nobre: Passione (2010), última empreitada de Sílvio de Abreu no horário. Marcada pelo sucesso da vilã Clara (Mariana Ximenes), uma mulher ambiciosa e que seduz o ingênuo camponês Totó (Tony Ramos), herdeiro de uma fortuna, a trama chamou a atenção ao retratar a pedofilia de maneira crua.
Os mistérios do folhetim, que também contou com uma série de assassinatos, puderam ser desvendados por 91 países até agora. No elenco estelar, ainda Fernanda Montenegro, Francisco Cuoco, Irene Ravache, Aracy Balabanian, Rodrigo Lombardi, Carolina Dieckmann e Elias Gleizer.
9 – Império
Outra novela a ganhar uma estatueta de Emmy Internacional, Império (2014) não poderia ficar de fora da lista. O folhetim de Aguinaldo Silva também foi reexibido em horário nobre durante a fase mais crítica da pandemia de covid-19, e marcou a carreira de Alexandre Nero como o protagonista Comendador José Alfredo, um homem que faz fortuna com contrabando de pedras preciosas. A novela já foi vista por 88 nações.
10 – Laços de Família
Nossa lista de 10 novelas mais vendidas da Globo não poderia chegar ao fim sem um clássico de Manoel Carlos. E a décima posição é ocupada justamente por Laços de Família (2000), uma de suas tramas de maior sucesso.
A emocionante saga de Camila (Carolina Dieckmann) para vencer a leucemia, e os sacrifícios de Helena (Vera Fischer) pela felicidade da filha, puderam ser transmitidos por 86 países até hoje.
Discussão sobre este post