Em Terra e Paixão, Daniel (Johnny Massaro) deve mostrar que não é nenhum cordeirinho, ao deixar transparecer um lado ganancioso nos seus últimos dias de vida. A face até então desconhecida do personagem promete despertar ranço no público da novela das 21h.
Seguindo as ideias tortas de Irene (Gloria Pires), o advogado planeja dar um golpe para roubar as terras de Aline (Barbara Reis). A malvada enfia na cabeça do filho mil promessas em relação à sucessão dos negócios de Antônio (Tony Ramos), mas pontua que é preciso fazer alguns sacrifícios.
É assim que a madame convence Daniel a trair a confiança da mulher que ele diz amar. Criando a oportunidade perfeita para os capangas do pai tomarem posse das terras de Aline, o almofadinha finge um ato romântico e propõe que a viúva fuja ao seu lado para bem longe.
O problema é que, a essa altura, a mãe de João (Matheus Assis) já não admira tanto o amado. Quando Daniel é anunciado como futuro todo-poderoso da família, a protagonista entende completamente o lado de Caio (Cauã Reymond), que se sente traído pelo irmão. Ela confronta o “namorado”, chegando a dizer que tem vergonha dele.
Após isso, Aline fica mais próxima do enteado de Irene e, em dado momento, os dois são flagrados em um clima de intimidade por Daniel, que não gosta nem um pouco de ver a cena. Caio, dias depois, confessa para ele que a professora é a mulher por quem está apaixonado. O mimado, então, exige que a mocinha se afaste do irmão, mas ela não tolera receber ordens.
Alguns capítulos adiante, Daniel sofre um acidente de carro e morre no hospital. A tragédia acontece quando vem à tona que o jovem não é filho biológico de Antônio.
Veja também | Antes de morrer, Daniel descobre segredo guardado pela mãe: ele não é filho de Antônio