Candoca (Miriam Freeland) não sabe para quem entregar seu coração em O Cravo e a Rosa. Depois que herdou uma fortuna, ela se viu cercada de pretendentes interessados em seu dinheiro, e agora já não sabe quem é realmente digno de seu amor: Heitor (Rodrigo Faro) ou Celso (Murilo Rosa).
Para descobrir qual dos garanhões tem sentimentos verdadeiros, a moça ouvirá um conselho de Cornélio (Ney Latorraca) e fingirá que ficou pobre novamente. Para colocar o plano em prática, Candoca voltará junto com a mãe, Dalva (Bia Nunnes), para a humilde pensão em que moravam.
Mais tarde, Heitor aparecerá para visitar a jovem e ouvirá a mentira cabeluda: “A mamãe andou gastando demais, ela perdeu as estribeiras e acabou assinando o que não devia. Nós perdemos toda a herança. Mas eu sei que o sentimento que tem por mim é honesto e sincero, e que isso não fará a diferença”.
O crápula dará um sorriso amarelo. Desejando apenas dar um golpe do baú e colocar as mãos na grana da prima, ele inventará uma desculpa para cair fora:
“Eu vou te dar uma prova da minha afeição. O seu futuro vem em primeiro lugar. Do que você adiantaria você se casar comigo se eu não tenho nada, Candoca? Eu tenho que colocar a sua segurança em primeiro lugar, zelar pelo seu futuro. E, assim, generosamente, eu a deixarei livre de mim, pra você encontrar um bom partido”, dirá o salafrário.
Celso (Murilo Rosa) chegará logo depois e ficará sabendo da mesma lorota. Contudo, ele vai se mostrar contente com a notícia. “Que bom!”, dirá o músico, com um sorriso estampado no rosto. “Agora posso dizer que te amo, sem ficar com medo de imaginar que você está desconfiando que estou interessado no seu dinheiro”, continuará ele.
A personagem de Miriam Freeland ficará surpresa com a reação do rapaz, que não vai perder tempo e a pedirá em casamento: “Candoca, casa comigo! Eu não tenho nada de meu, mas juntos podemos construir uma vida nova”. A ex-costureira será tomada pela emoção e os dois se beijarão.
No entanto, nas cenas finais da novela, Celso provará que a raposa perde o pelo mas não perde o vício. Na igreja, durante o casamento de Bianca (Leandra Leal) e Edmundo (Ângelo Antônio), o conquistador trocará olhares com Dinorá (Maria Padilha), dando a entender que o caso entre eles ainda perdura. A dondoca, aliás, terá conseguido o perdão de Cornélio, voltando a ser uma dama da sociedade.
Discussão sobre este post