Após ter sido dispensado em agosto do ano passado, Renato Góes está de volta à Globo. O ator vai protagonizar a primeira fase de Pantanal, novela que a emissora está preparando para o horário das 21h.
Nos 19 capítulos iniciais da história, Góes surgirá como José Leôncio, papel que será assumido por Marcos Palmeira na segunda fase. Paulo Gorgulho interpretou o personagem na trama original de 1990. A informação da colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo.
Curiosamente, Renato Góes também estrelou o prólogo da última novela de Benedito Ruy Barbosa. Em Velho Chico (2016), o ator viveu a versão jovem de Domingos Montagner e formou par romântico com Júlia Dalavia – casal que se repetiu em Órfãos da Terra, três anos depois. Dessa vez, ele terá Bruna Linzmeyer como interesse amoroso.
Bruna será a fútil e mimada Madeleine. A jovem se casará com o José Leôncio, mas não conseguirá se adaptar à vida pantaneira e à rotina de peão do marido. Durante uma das viagens do protagonista, ela fugirá com um amigo dele, levando o filho recém-nascido.
Leôncio, então, passará a viver com a sua empregada, Filó (Dira Paes, na segunda fase), e reconhecerá o filho dela, Tadeu (José Loreto), como seu. Após uma passagem de tempo, o fazendeiro será surpreendido com a chegada do filho legítimo, Joventino (papel que chegou a ser cogitado para Rafael Cardoso, mas pode parar nas mãos de Jesuíta Barbosa).
Rejeitado pelo pai, que achará que o rapaz é afeminado, e ridicularizado pelos peões por causa de seu jeito de moço da cidade, Jove decidirá ir embora levando consigo a selvagem Juma, a mulher que vira onça-pintada. A personagem deve ser vivida por Alanis Guillen.
O elenco de Pantanal está praticamente fechado. Além do já citados, a novela contará com Murilo Benício, Osmar Prado, Caco Ciocler, Selma Egrei entre outros. Com contrato renovado por longo prazo, Juliana Paes vai aparecer nos primeiros capítulos como Maria Marruá, mãe de Juma.
Sob direção de Rogério Gomes, as gravações acontecerão no segundo semestre deste ano, mas a estreia ficará para 2022. A trama substituirá Um Lugar ao Sol, que, por sua vez, vai suceder a reprise de Império.
Discussão sobre este post