Dinheiro não será problema para Zé Paulino (Sergio Guizé) na segunda fase de Mar do Sertão. Após escapar da morte, o vaqueiro vai fazer fortuna a léguas de distância de Canta Pedra, onde abrirá um negócio bem-sucedido. No entanto, mesmo usufruindo do bom e do melhor, ele não conseguirá superar seu amor por Candoca (Isadora Cruz).
Antes dessa virada, o protagonista retornará à cidade natal, mas se decepcionará ao encontrar a ex-noiva se casando com Tertulinho (Renato Góes). Arrasado, ele resolverá ir embora de vez, sem aparecer diante da moça, que seguirá acreditando que o amado morreu no fatídico acidente. Zé Paulino, por sua vez, não saberá que teve um filho com Candoca.
A história avançará nove anos no tempo e o personagem de Sergio Guizé surgirá em cena já cheio da grana, atendendo pelo nome de José Mendes. Com desejo de vingança contra o herdeiro de Tertúlio (José de Abreu), ele voltará à Canta Pedra e comprará a pousada de Quintilha (Ju Colombo).
Assim que pisar por lá, Zé Paulino encontrará Candoca passando apuros. Durante um passeio, a mocinha perderá o controle do cavalo e cairá desmaiada no chão. Ao ser acudida, ela ficará sem palavras vendo o amor do passado vivo diante de seus olhos. Num ímpeto, ela tascará um beijo nele.
O ex-vaqueiro contará tudo o que lhe aconteceu e como conseguiu escapar da morte, e Candoca cairá em lágrimas. Ela, então, revelará que estava grávida já naquela época. Nas cenas seguintes, Zé Paulino se emocionará ao conhecer o filho, já com nove anos de idade.
Enquanto isso, Tertulinho perderá os cabelos de preocupação, aterrorizado com a volta do rival. Mancomunado com Deodora (Debora Bloch), o coronelzinho planejará um modo de se livrar dele. A ricaça, porém, vai sugerir que o filho mate Adamastor (Everaldo Pontes) antes.
Mar do Sertão: Veja o resumo dos capítulos exibidos entre 5 e 10 de setembro
Discussão sobre este post