Artistas e celebridades em geral estão se tornando mais vocais em relação à sua orientação sexual e identidade de gênero, o que serve para elevar o discurso em torno de questões que a comunidade LGBTQIA+ continua a enfrentar, como o preconceito e a violência.
Há algum tempo atrás ter essa atitude libertadora significava invariavelmente macular a carreira profissional, mas hoje em dia, felizmente, isso vem mudando. Com a sociedade caminhando cada vez mais para a tolerância e o respeito à diversidade, as amarras “no armário” são cada vez mais incomuns.
Confira, nesta lista, alguns famosos que se assumem, publicamente, como parte da sigla LGBTQIA+:
Marco Pigossi
Galã de novelas como Sangue Bom (2013) e A Força do Querer (2017), Marco Pigossi revelou, no final de 2021, que é gay. Ao assumir um romance com o cineasta italiano Marco Calvani, ele admitiu o pânico que sentia em ter sua sexualidade descoberta, temendo que isso prejudicasse sua carreira. Chegou a rebater os boatos maldosos de que teria tido envolvimento com o ator hétero Rodrigo Simas nos bastidores de Fina Estampa (2011). Em uma entrevista, o ator ainda falou sobre as divergências ideológicas que o separam de seu pai, conservador, e a importância de se posicionar politicamente.
Reynaldo Gianecchini
Ex-marido da jornalista Marília Gabriela, Gianecchini não teve mais nenhum relacionamento público desde que se separou da loira, em 2006, mesmo sendo um dos homens mais desejados do país. Isso, claro, só serviu para alimentar ainda mais os boatos que já existiam acerca de sua sexualidade. Apenas em 2019, em entrevista ao jornal O Globo, ele resolveu falar abertamente sobre o assunto.
“Já tive, sim, romances com homens. Mas a sexualidade é muito mais ampla”, disse ator, pontuando que se considera pansexual, capaz de se interessar afetiva e sexualmente por todos os gêneros. “Nunca quis levantar nenhuma bandeira. Acredito na liberdade de ser o que cada um quiser ser. Todo mundo tem muitos lados dentro de si mesmo e que a sexualidade reflete muito isso”, complementou.
Carmo Dalla Vecchia
Outro galã cobiçado, Carmo Dalla Vecchia também levou algum tempo até assumir sem medo sua sexualidade. Ele vive, desde 2005, um casamento com o autor de novelas João Emanuel Carneiro, com quem tem um filho, nascido em 2019. O ator declarou que uma fala homofóbica o encorajou a enfrentar de peito aberto o preconceito. “Meu melhor amigo de infância talvez tenha sido uma das pessoas que mais tenha me ajudado a querer falar que eu era gay. Foi a pessoa que talvez tenha me dado um ponto final para eu me manifestar”, relatou.
Erom Cordeiro
Conhecido por ter interpretado o par romântico de Bruno Gagliasso em América (2005), Erom Cordeiro se declarou, em 2021, para o namorado, o também ator Rodrigo Bolzan, em uma publicação no Instagram, colocando fim em quaisquer dúvidas acerca de sua vida privada.
Nanda Costa
Depois de viver a policial homossexual Maura em Segundo Sol (2018), Nanda Costa entendeu a importância de falar sobre sua orientação sexual e externalizou seu romance com a compositora Lan Lan. A artista, que temia perder oportunidades de trabalho caso se assumisse, também falou sobre a reação de sua família: “Minha avó tomou um susto, achou que era fase, que ia passar. A minha mãe também ficou meio sem entender. O meu avô, com quem eu tenho uma ligação fortíssima, falou que já desconfiava: Que bom que você entendeu isso, mas levou 21 anos para conseguir se entender, se aceitar. Respeita o tempo da sua mãe, da sua avó, que o importante é o amor”.
Camila Pitanga
Após se separar do ator Igor Angelkorte, Camila Pitanga assumiu, sem muito alarde, um namoro com a artesã Beatriz Coelho. Entretanto, a atriz não se rotula como bissexual. “Eu não vivi uma sexualidade. Vivia uma história de amor com a Bia, sabe? Não era para ser uma missão, para ser um panfleto. Falei: cara, vou viver o amor que estou sentindo e se a reboque desse amor eu sentir vontade de falar sobre a causa. Mas não quero fazer isso à frente da minha história”, declarou a artista em entrevista ao Estadão.
Maitê Proença
Maitê Proença revelou ter descoberto tarde sua bissexualidade. Recentemente, ela viveu um relacionamento com a cantora Adriana Calcanhotto e afirmou estar vivendo a melhor fase sexual de sua vida. “Agora é bem mais legal, sim. Antigamente, eu estava lá investigando, experimentando um pouco aqui e ali. Precisei fazer muitas experiências para chegar a um lugar mais livre e relaxado”, declarou.
Johnny Massaro
Em 2021, Johnny Massaro resolveu falar publicamente sobre sua homossexualidade e seu relacionamento com o advogado João Pedro Accioly, seu amigo de infância. “Era uma coisa que a gente conversava porque eu já sabia que algum momento iria acontecer. Eu, ao mesmo tempo, embora nunca tenha dito, nunca escondi de fato. E ali calhou de acontecer. Na época confesso que fiquei um pouco assustado”, declarou o ator em entrevista publicada no site Elástica.
Discussão sobre este post